Tintas PR Colors, mais uma opção de tintas…e nacionais!
Embora o fabricante afirme que seja ideal diluir um pouco mais, realizei o teste diretamente do pote para o aerógrafo e gostei do resultado. Não senti nenhuma dificuldade em usá-las. Os potes já vem com pequenas bolinhas de vidro no interior para facilitar no momento de agitá-las.
Atualmente as tintas apresentam duas fórmulas acrílico (Tampa escura) e duco (Tampa clara), é altamente recomendado não misturá-las (Acrílico + Duco) sob risco de perder o produto final. Outro ponto importante é a utilização solventes de qualidade (evitar marcas como por exemplo Natrielli, Anjo, Xexéu.). O solvente mais recomendado é o Luksnova 237 ou outro desde que seja thinner para PU, algumas outras marcas recomendadas são Tempo e General.
Lembrando que a tinta por ser a base de solvente (thinner) ele pode atacar alguns tipos de plástico. Quando isto ocorrer a recomendação é para esperar secar e lixar com lixas 1500, 2000 ou menos abrasivas e começar de novo.
Percebi no primeiro teste de resistência, colei uma fita e puxei, que a tinta duco precisa de primer, mas isso não chega a ser um problema uma vez que o primer promove a melhor aderência de qualquer tinta, além de facilitar a visualização de defeitos no ma montagem do modelo. As tintas de tampa escura (acrilicas) vão bem mesmo sem primer, desde que a superfície à ser pintada esteja limpa, sem pó, seca e desengordurada.
Quanto a aplicação de wash, fiz um teste utilizando:
– Wash Mig Productions
– Wash Vallejo
– Wash com tinta óleo + Terebintina.
O único wash que não foi bem com esta tinta foi o da Vallejo, os outros puderam ser aplicados, e removidos, sem problema algum para a pintura.
O acabamento da pintura é um pouco brilhante, o que não é problema, pois facilita em muito a aplicação do decalques, evitando silvering, e também o wash, depois é só aplicar um verniz fosco e pronto.
Fiz um teste de aplicação da tinta e do primer em um kit velho que uso para testas, mesmo por cima de outras tintas e outras “porcariadas” a tinta aderiu muitíssimo bem, o acabamento da tinta alumínio é sensacional, meu modelo de testes ficou até bonito hahaha.
Aerógrafo utilizado: IWATA Revolution CR
Pressão: 15psi
[Not a valid template]
Atualmente o catálogo de tintas consiste nas seguintes cores:
Linha Acrílica:
- Primer
- Preto
- Branco
- Alumínio Extra Fino
- Alumilack
- Verniz Transparente
Linha DUCO:
- Branco
- Preto
- Preto Fosco
- Amarelo
- Vermelho
- Orange
- Russian Green
- Mitsubishi Green
- Army Green
- Dark Green
- Verde FAB
- Blue Gray
- Intermediate Blue
- 50`s Blue
- Medium Blue
- N.S.Blue
- Olive Drab
- Kakhi
- Medium Sea Gray
- Ocean Gray
- ADC Gray (36473)
- Sky
- Middle Stone
- RLM`s 02, 65, 66, 70, 71, 74, 75, 76, 79, 81, 82, 83
Outras cores estão em desenvolvimento, por exemplo: Neutral Gray, Light e Dark Ghost Gray, RLM 80, etc
Lembrando que devido as tintas serem mais tóxicas que as tintas a base de água, o uso em área ventilada e de máscara de proteção são obrigatórios.
Alguns exemplos de modelos finalizados com estas tintas:
[Not a valid template]
Onde comprar,
A PlasticKits possui para venda, ou diretamente via email com o fabricante clicando neste link. Também a Horiginal Modelismo possui estas tintas. O preço de cada pote está em torno de 12 a 15 Reais + frete.
Deixo aqui meus agradecimentos ao sr Paulo Rago por ter enviado estas tintas para review, muito obrigado e parabéns pela iniciativa de produzir um produto voltado ao modelismo aqui no Brasil!!
************* *Crédito das fotos dos modelos finalizados: Paulo Rago
Uma pena não ter variedade em acrílicas.
Como viu Lucas essas tintas para mim são excelentes , inclusive os preços.
Experimentei o verniz da linha acrílica e achei excelente!
Nossa, o prata do P-47 tb é dessa marca ? Essas tintas duco são automotivas correto ?
Lucas, só para acrescentar, o thinner Lazzuril 454 é muito bom e pode ser utilizado nas Duco e nas Acrílicas base thinner.
[]´s
X
Opa, excelente dica X-cão!!
Obrigado!!
Valeu Lucas.